- Área: 145 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Jaime Diaz-Berrio
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto, no noroeste de Melbourne, é um anexo compacto concluído no início de 2018. Os clientes, um jovem casal com dois filhos pequenos, que viviam em um belo bangalô californiano, precisavam de mais espaço. Os arquitetos estavam empenhados em criar uma extensão posterior simpática, mas eficiente, para satisfazer as necessidades da família mantendo o espírito muito da casa original de dois dormitórios. A planta existente também foi reconfigurada para fornecer um terceiro quarto, banheiro adicional e uma sala central.
Uma solução difícil
A simplicidade da extensão resultante possui um alto nível de complexidade e multifuncionalidade que considera todos os aspectos do terreno e seus arredores. A articulação mais atraente é o uso eficiente de 45 metros quadrados de espaço adicional para acomodar confortavelmente uma nova cozinha, sala de jantar e lavanderia.
Capturar a luz do norte era uma prioridade para a extensão voltada ao sul. Isto foi feito com a introdução de um pátio central e janelas estrategicamente posicionadas.
Trazendo o exterior para dentro
A extensão parece muito maior do que realmente é devido, em grande parte, ao arranjo minimalista do interior, a entrada de luz e forte relação com o entorno. Trazer o exterior foi importante tanto para os clientes como para os co-fundadores da Crosshatch, Jaime Diaz-Berrio e Mark Allan, que tornaram possível através da grande janela da área de jantar com detalhes e portas de vidro que se abrem para o pátio central. Esse espaço verde ativo conecta o antigo e o novo e estende as áreas de estar para além de seus limites, criando uma sensação de amplidão. O projeto também permite a conexão visual entre os espaços, para que os pais tenham sempre uma visão clara das crianças desde a cozinha, estejam elas brincando no dormitório, na sala de estar, no pátio ou no quintal.
Os tetris suburbanos
As formas da nova extensão estão dispostas em uma configuração de tetris, expressas na planta, fachada e corte. Os volumes interligados unem a forma e a função do antigo e do novo. O conceito de tetris é ainda mais aparente nos detalhes do interior, incluindo armários sob medida e puxadores de portas de cozinha personalizados.
Respeitando o contexto
A impressionante janela de 4.5m de altura articula o exterior e enquadra a grande árvore , inserido com sensibilidade a extensão e a casa existente dentro de seu contexto suburbano. O tijolo vermelho reciclado foi usado para respeitar a paleta de materiais originais da casa, de acordo com o regulamento da área.
Cada decisão de projeto, desde o menor detalhe do interior até a forma geral do exterior, foi cuidadosamente considerada para obter uma abordagem convincente de uma vida moderna em pequenas dimensões.